sexta-feira, 31 de julho de 2009

Verbo agradecer: construções possíveis

Por Thaís Nicoleti

"Ele agradeceu a 'hospitalidade' de Honduras, antigo aliado americano que aderiu à Alba."

"'Só posso agradecer por ter tido um julgamento justo e pelo resultado final dele. Esta foi a última página do meu livro', disse Castro Neves, que também agradeceu à sua equipe."

"Ontem de manhã, durante lançamento oficial da feira, Fariasagradeceu nominalmente os deputados _e excluiu, em sua fala, o deputado estadual Rafael Silva (PDT)."

O verbo "agradecer", na origem, é transitivo direto e indireto, ou seja, agradecemos algo a alguém. O objeto direto é representado por aquilo que se agradece, já o objeto indireto exprime a pessoa a quem se destina o agradecimento.

No primeiro fragmento, o verbo foi corretamente empregado apenas como transitivo direto, pois só havia um complemento de "coisa agradecida" (a hospitalidade de Honduras). Outras construções possíveis nesse caso seriam "agradecer a hospitalidade a Honduras" (separando os dois objetos) ou "agradecer a Honduras pela hospitalidade" (com objeto indireto e adjunto adverbial de causa).

O complemento introduzido pela preposição "por" denota causa. "Agradecer a alguém por algo" é uma construção relativamente recente, também considerada correta no padrão culto da língua. Observe que, no segundo fragmento, o verbo "agradecer" apareceu em duas construções diversas, ambas corretas (agradecer por algo e agradecer a alguém).

O terceiro fragmento, entretanto, apresenta a construção equivocada: "Farias agradeceu (...) os deputados". Essa estrutura está defeituosa porque o destinatário da ação (a quem se agradece algo) foi tratado como objeto direto, não como indireto. Corrigindo o trecho, temos "Farias agradeceu aos deputados".

Veja, abaixo, o fragmento corrigido:

Ontem de manhã, durante o lançamento oficial da feira, Fariasagradeceu nominalmente aos deputados _e excluiu, em sua fala, o deputado estadual Rafael Silva (PDT).

Fonte: UOL Educação.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

TEXTO: Viva a Vida (Clique na imagem para ler)


Tenda Literária na TV

Será no programa Salesianos em Ação, na TV Verde Vale, nos próximos programas.
Nós falamos um pouco sobre a Literatura Cearense, José de Alencar, Patativa do Assaré e a Diva Rachel de Queiroz. Salesianos em Ação é apresentado pelo Padre Antônio Gomes e é exibido todo sábado, 9h da manhã. Abraços a todos e muito obrigado!