quarta-feira, 4 de março de 2009

POETAS POPULARES - PE. ANTONIO VIEIRA

“A nossa poesia é uma só
Eu não vejo razão pra separar
Todo o conhecimento que está cá
Foi trazido dentro de um só mocó

E ao chegar aqui abriram o nó
E foi como se ela saísse do ovo
A poesia recebeu sangue novo
Elementos deveras salutares

Os nomes dos poetas populares
Deveriam estar na boca do povo
No contexto de uma sala de aula
Não estarem esses nomes me dá pena

A escola devia ensinar
Pro aluno não me achar um bobo
Sem saber que os nomes que eu louvo
São vates de muitas qualidades.
O aluno devia bater palma

Saber de cada um o nome todo
Se sentir satisfeito e orgulhoso
E falar deles para os de menor idade
Os nomes dos poetas populares”

http://poemia.wordpress.com/2008/09/29/poetas-populares-antonio-vieira/

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, um pequena correção quanto à autoria - não é do Padre Vieira dos Sermões esse poema - e estrofação:

“Poesia” (os nomes dos poetas populares)

A nossa poesia é uma só
Eu não vejo razão pra separar
Todo o conhecimento que está cá
Foi trazido dentro de um só mocó
E ao chegar aqui abriram o nó
E foi como se ela saísse do ovo
A poesia recebeu sangue novo
Elementos deveras salutares
Os nomes dos poetas populares
Deveriam estar na boca do povo

Os livros que vieram para cá
O Lunário e a Missão Abreviada
A donzela Teodora e a fábula
Obrigaram o sertão a estudar
De repente começaram a rimar
A criar um sistema todo novo
O diabo deixou de ser um estorvo
E o boi ocupou outros lugares
Os nomes dos poetas populares
Deveriam estar na boca do povo

No contexto de uma sala de aula
Não estarem esses nomes me dá pena
A escola devia ensinar
Pro aluno não me achar um bobo
Sem saber que os nomes que eu louvo
São vates de muitas qualidades
O aluno devia bater palma
Saber de cada um o nome todo
Se sentir satisfeito e orgulhoso
E falar deles para os de menor idade
O nomes dos poetas populares

Antônio Vieira
Poeta, compositor e cordelista - com mais de 150 livretos lançados - de Santo Amaro da Purificação-BA, nasceu em 19/02/49) e faleceu em 10/06/2007.

Anônimo disse...

É verdade, nunca se deve postar uma poesia ou obra artistica e colocar e trocar o nome do verdadeiro autor, isso é uma responsabilidade de quem posta. Esse erro é feio e desrespeitoso.