terça-feira, 20 de maio de 2008

Programa do Dia 20/05/2008.

Dica de Leitura
"A Rosa do Povo", escrita durante a II Guerra Mundial, publicado em 1945 e jamais reeditado isoladamente. Se sua repercussão na época foi imensa, quase quarenta anos depois podemos dizer que ele não perdeu o vigor da emoção poética e a atualidade nervosa. Este livro propõe o mesmo debate inesgotável sobre a situação do artista no mundo e sua posição em face dos problemas políticos e sociais do seu tempo. Drummond tomou posição e manteve-se fiel a seu ideário, embora reconhecendo a falácia de ilusões que se misturavam a perenes interesses de justiça, liberdade e paz. Ao lado disso, o livro é de intenso lirismo existencial.

Dica de gramática, tupi guarani
Bariri e Barueri — rio com cachoeirasBangu — monte escuroBauru (município de São Paulo) — de ‘ybá (fruta) e uru (vasilha)Boiçucanga (município de São Paulo) — de mboîa (cobra), usu (sufixo de aumentativo) e kanga (esqueleto, osso)Botucatu — bons ares; na verdade seria "Ybytu-catu", vento-bom.Buriti (Palácio) — sede do Governo do Distrito Federal que tem em frente um buriti ou muriti, espécie de palmeira do Cerrado...Butantan, Butantã — terra muito dura; na verdade seria "Yby-tãtã", terra-dura, firme.


Dica de cinema
A Caminho de Kandahar (Safar É Gandehar)
Nafas (Niloufar Pazira) é uma jovem afegã que fugiu de seu país em meio à guerra civil dos Talibãs e hoje trabalha como jornalista no Canadá. Até que sua irmã mais nova, que ficou no Afeganistão, lhe envia uma carta avisando que irá se suicidar antes da chegada do próximo eclipse solar. Nafas resolve então retornar ao Afeganistão a fim de tentar salvar sua irmã.

1- O respeito às diferenças étnicas e culturais entre os países das diferentes regiões do globo é de fundamental importância para que possamos superar a realidade de guerras e atentados que legam tantas vítimas fatais e pessoas mutiladas mundo afora. Apesar disso, não podemos deixar de pensar na penosa situação vivida pelas mulheres em países que adotam as linhas mais radicais, tradicionalistas e ortodoxas do islamismo e que, ao assim fazer, condenam sua população feminina ao ostracismo. Seria interessante promover pesquisas e projetos entre os estudantes no sentido de direcionar os seus olhares para as diferenças culturais existentes entre os países do mundo árabe. Esses trabalhos teriam a finalidade de demonstrar que há diferentes comportamentos de uma localidade para a outra e que, entre os países muçulmanos, muitos deles permitem que a mulher tenha maior participação social (podendo estudar, trabalhar, mostrar seus rostos, praticar esportes,...) sem que se ofendam costumes e tradições da religião de Maomé.
2- Levantamentos mundiais apontam a Ásia e a África como os continentes em que há a maior quantidade de minas terrestres inadvertidamente espalhadas nas terras de vários países. São, no caso, bombas remanescentes de guerras que terminaram ou que ainda continuam acontecendo. Em ambos os casos, verifica-se um imenso prejuízo para as populações civis, afetando desde as crianças até os idosos ao privá-los de seus membros, de suas vidas ou ainda colocando-os na situação de mutilados dependentes de seus familiares em nações que se aproximam muito pelo fato de serem extremamente pobres. O que são as minas terrestres? Para que servem? Como poderiam ser desativadas? Há ações nesse sentido? O que as organizações humanitárias e a ONU tem feito em relação a esse grande drama vivido na África e na Ásia? Um bom tema para trabalhar conjuntamente os esforços nas áreas da geografia, química, física, história...
3- Regiões desérticas, que apresentam poucas possibilidades para o estabelecimento da vida humana, massacradas pela virulência de regimes políticos tirânicos, esquecidas pela humanidade e desprezadas pelo sistema sócio-econômico que rege o planeta em que vivemos a não ser que tenham petróleo ou qualquer outra riqueza mineral em seu subsolo. Como sobrevivem esses países? Quais são seus hábitos? E suas cidades, como se estruturam? Perguntas como essas devem rondar a nossa cabeça quando vemos filmes como "A Caminho de Kandahar", que nos coloca no meio de um país de maioria muçulmana, estabelecido no continente asiático e que tem sido castigado pelas pragas ali plantadas pela humanidade ao longo de sua história mais recente. Aproveitemos essas dúvidas para promover buscas na Internet, entrevistas com representantes diplomáticos ou refugiados políticos, pesquisas em jornais e revistas, reprodução de mapas e imagens,...
4- A título comparativo e buscando uma melhor compreensão da cultura do mundo árabe e da situação da mulher naquelas paragens, assista juntamente com seus alunos alguns outros filmes que trabalham essa temática. Boas sugestões são "Nunca sem minha filha" e "Osama".

POESIA
Verdade
de Carlos Drummond de Andrade

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